emrep_pt

Iceland Liechtenstein Norway
ILN white

Trabalhar juntos no sentido de uma Europa verde, competitiva e inclusiva.

www.eeagrants.org

EMREP

O Desenvolvimento de Tecnologia Integrada de Monitorização e Reporte Electrónico (iEMR) para as Pescas em Portugal (EMREP).

Melhorar a recolha geral de dados de pesca e as capacidades de reporte (conformidade, científica e gestão) e reduzir as capturas acessórias, usando elasmobrânquios de profundidade como um caso de estudo.

A maioria dos stocks de peixe alvo de pesca comercial está fortemente esgotada e estima-se que 70% das populações de peixes estão biologicamente vulneráveis e são exploradas até níveis bem abaixo do seu rendimento máximo sustentável (MSY) devido à pesca excessiva continuada.

Iceland Liechtenstein Norway

Financiador do projeto

Os Fundos EEA e da Noruega são financiados pela Islândia, Liechtenstein e Noruega. Os Fundos têm dois objetivos – contribuir para uma Europa mais igualitária, tanto social como economicamente – e fortalecer as relações entre a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega e os 15 Estados Beneficiários na Europa. O objetivo do financiamento é reduzir as disparidades sociais e económicas e fortalecer as relações bilaterais. Isto fortalece o mercado interno, conduzindo a uma Europa mais próspera.

Promotor do projeto

White_OLSPS

A OLSPS International é a distribuidora global das soluções Olrac Electronic Logbook, Fisheries Management Solutions, Predictive Analytics e Machine Learning Solutions, Data Analysis Training. A OLSPS International comercializa activamente Software e Soluções na Europa, América do Norte, Central e do Sul, Austrália e Ásia.

Parceiros do projeto

Sofia Graça Aranha, actualmente aluna de doutoramento pela Universidade do Algarve, está a desenvolver uma investigação valiosa para o projeto EMREP.

A Imenco, empresa sediada na Noruega, desenvolveu uma vasta gama de produtos e soluções inteligentes para a indústria oceânica.

O nosso projeto

O objetivo do projeto EMREP é implementar uma solução Integrada de Monitorização e Reporte Electrónico (iEMR), especificamente modificada para se adequar à frota de pesca comercial portuguesa com os objetivos de melhorar as capacidades gerais de recolha e comunicação de dados de pesca (conformidade, científica e gestão) em Portugal e redução de capturas acessórias, usando elasmobrânquios de águas profundas como um caso de estudo.

 

Objetivo 1

Criar um sistema tecnológico inovador e completo que seja conveniente tanto para investigadores como para pescadores, permitindo que eles insiram informações ambientais e relacionadas com as pescas, de forma rápida e precisa no sistema Olrac.

Objetivo 2

Transmitir informações ambientais e relacionadas com as pescas às suas respetivas instituições de investigação ou outras partes potencialmente interessadas como a indústria, autoridades de gestão ou decisores políticos.

Objetivo 3

Fornecer um meio adicional de verificação das atividades de pesca a bordo dos arrastões de fundo de crustáceos de alto mar, integrando a monitorização eletrónica (usando fotos, vídeo, etc.) de descartes, capturas acessórias e outras atividades de pesca que serão integradas ao sistema Olrac.

Objetivo 4

Personalizar a tecnologia proprietária existente – que se encontra atualmente na fase TRL9 – e desenvolvê-la para o uso específico das instituições de investigação portuguesas e do setor das pescas.

The Integrated OLRAC System

Galeria do projeto

Financiado pelos EEA Grants, o objetivo do projeto EMREP é ajudar a melhorar práticas de pesca equipando a frota de pesca comercial portuguesa com um sistema eletrónico integrado, moderno e eficaz, de monitorização e registo em tempo real (iEMR). A solução iEMR final permitirá aos gestores de recursos melhorar significativamente a gestão dos stocks de peixe na costa portuguesa e aos pescadores melhorar o seu desempenho de pesca, ao mesmo tempo garantindo conservação de recursos e a redução da captura de espécies acessórias indesejadas e vulneráveis.

www.eeagrants.org

Equipa do projeto