Working together for a green competitive and inclusive Europe!
EMREP
O Desenvolvimento de Tecnologia Integrada de Monitorização e Reporte Electrónico (iEMR) para as Pescas em Portugal (EMREP).
Melhorar a recolha geral de dados de pesca e as capacidades de reporte (conformidade, científica e gestão) e reduzir as capturas acessórias, usando elasmobrânquios de profundidade como um caso de estudo.
A maioria dos stocks de peixe alvo de pesca comercial está fortemente esgotada e estima-se que 70% das populações de peixes estão biologicamente vulneráveis e são exploradas até níveis bem abaixo do seu rendimento máximo sustentável (MSY) devido à pesca excessiva continuada.
FINANCIADO POR
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em eeagrants.gov.pt
OPERADOR DO PROGRAMA
O projecto EMREP é promovido pelo programa Crescimento Azul.
O principal objectivo do Programa Crescimento Azul é aumentar a criação de valor e o crescimento sustentável na economia azul portuguesa. Para além disso, a intenção é aumentar a investigação e promover a educação e a formação nas áreas marinha e marítimas.
PROMOTOR

A OLSPS International é a distribuidora global das soluções Olrac Electronic Logbook, Fisheries Management Solutions, Predictive Analytics e Machine Learning Solutions, Data Analysis Training. A OLSPS International comercializa activamente Software e Soluções na Europa, América do Norte, Central e do Sul, Austrália e Ásia.
PARCEIROS

Sofia Graça Aranha, actualmente aluna de doutoramento pela Universidade do Algarve, está a desenvolver uma investigação valiosa para o projeto EMREP.

A Imenco, empresa sediada na Noruega, desenvolveu uma vasta gama de produtos e soluções inteligentes para a indústria oceânica.

Este projeto teve o apoio do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O NOSSO PROJETO
O objetivo do projeto EMREP é implementar uma solução Integrada de Monitorização e Reporte Electrónico (iEMR), especificamente modificada para se adequar à frota de pesca comercial portuguesa com os objetivos de melhorar as capacidades gerais de recolha e comunicação de dados de pesca (conformidade, científica e gestão) em Portugal e redução de capturas acessórias, usando elasmobrânquios de águas profundas como um caso de estudo.
Objetivo 1
Criar um sistema tecnológico inovador e completo que seja conveniente tanto para investigadores como para pescadores, permitindo que eles insiram informações ambientais e relacionadas com as pescas, de forma rápida e precisa no sistema Olrac.
Objetivo 2
Transmitir informações ambientais e relacionadas com as pescas às suas respetivas instituições de investigação ou outras partes potencialmente interessadas como a indústria, autoridades de gestão ou decisores políticos.
Objetivo 3
Fornecer um meio adicional de verificação das atividades de pesca a bordo dos arrastões de fundo de crustáceos de alto mar, integrando a monitorização eletrónica (usando fotos, vídeo, etc.) de descartes, capturas acessórias e outras atividades de pesca que serão integradas ao sistema Olrac.
Objetivo 4
Personalizar a tecnologia proprietária existente – que se encontra atualmente na fase TRL9 – e desenvolvê-la para o uso específico das instituições de investigação portuguesas e do setor das pescas.
The Integrated OLRAC System

GALERIA DO PROJETO
Financiado pelos EEA Grants, o objetivo do projeto EMREP é ajudar a melhorar práticas de pesca equipando a frota de pesca comercial portuguesa com um sistema eletrónico integrado, moderno e eficaz, de monitorização e registo em tempo real (iEMR). A solução iEMR final permitirá aos gestores de recursos melhorar significativamente a gestão dos stocks de peixe na costa portuguesa e aos pescadores melhorar o seu desempenho de pesca, ao mesmo tempo garantindo conservação de recursos e a redução da captura de espécies acessórias indesejadas e vulneráveis.
EQUIPA DO PROJETO

Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants